Category Archives: General Blog

Quais as vantagens e desvantagens de codificar em PHP?

php-banner

Está começando a programar e não sabe por onde começar ou qual linguagem escolher diante de tantos tipos? Que tal começar a codificar em PHP? É uma linguagem de programação muito utilizada e conhecida entre os programadores.

O sucesso desta linguagem é tanta que o número de sites desenvolvidos com o PHP aumentou cerca de 2000% em apenas dois anos de uso entre o período de 2002 a 2004.

Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre esta linguagem e as vantagens e desvantagens de codificar com PHP.

O que é o PHP?

Php Programming Key Shows Internet Development Language

De forma resumida, o PHP é uma linguagem de programação muito popular e bastante utilizada em diversas situações e por muitas pessoas. Quem está iniciando em programação precisa conhecer e quem sabe escolher codificar em PHP.

Além de ser uma linguagem muito antiga, o PHP possui inúmeras vantagens que fazem com que ele seja escolhido por muitos profissionais. Por outro lado, possui desvantagens que o colocam numa posição menos favorecida do que os demais.

O fato é que, quem está começando a trabalhar com programação ou tem dúvidas sobre codificar em PHP ou não, precisa estar por dentro de todas as suas características para desenvolver e oferecer um bom trabalho a quem procura seus serviços.

Vantagens e desvantagens do PHP?

php-programming

Assim como acontece com toda linguagem de programação, codificar em PHP tem suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem do PHP, de imediato, é a gratuidade do serviço. Saiba um pouco mais sobre este e outros benefícios, além do lado negativo do PHP.

Vantagens de codificar em PHP

  • O PHP é gratuito, portanto, você pode estudar e aprender sem medo. Se, com o tempo, você ficar insatisfeito com ele, pelo menos não irá se arrepender por ter gasto algum dinheiro. E conhecimento sempre é bom.
  • É fácil aprender a codificar em PHP, pois ele possui nomenclaturas conhecidas de outras plataformas já muito conhecidas dos programadores.
  • O PHP funciona em qualquer plataforma, ou seja, ele é muito versátil. Tanto faz se você usa o Linux , Windows ou outra qualquer, o PHP desempenha bem o seu papel.
  • Codificar em PHP não deixa o servidor lento como acontece com algumas linguagens de programação. Apesar de ser potente e rápido, não exige muito do sistema como acontece com outras linguagens.
  • O PHP tem o código aberto, ou seja, nenhuma empresa precisa se preocupar em deixar seu negócio nas mãos de outra empresa dona de uma linguagem de programação. A não ser que ela confie cegamente nesta outra empresa.
  • O PHP se conecta com facilidade a diversos sistemas de banco de dados como o Sybase, MySQL, MS-SQL, Oracle e outros.

Desvantagens de codificar em PHP

  • A linguagem PHP enfrenta a falta de padronização entre as suas versões. Nem todos os comandos funcionam da mesma forma.
  • O PHP também sofre uma leve desvantagem em relação aos aplicativos que são melhores em outras linguagens como o Java, por exemplo.
  • Em relação ao suporte a datas, o PHP também sai em desvantagem em relação, por exemplo, ao ASP.
  • A falta de documentação para comprovar ou complementar alguns recursos não chega a ser um problema para usuários avançados, mas para quem está começando sim.

Apesar das desvantagens, codificar em PHP continua sendo uma boa escolha. Afinal, o PHP está sempre em busca de aprimoramento, desenvolvendo novas e eficientes ferramentas que facilitam a vida do usuário. E mesmo apesar disso, o desempenho e sucesso deste tipo de linguagem ressaltam a grande eficiência de uma linguagem totalmente gratuita e que foi desenvolvida sem muitas pretensões, mas que acabou conquistando muitos adeptos.

5 linguagens de programação que você deve aprender ainda hoje para se destacar

5 linguagens de programação que você deve aprender ainda hoje para se destacar

Qualquer indivíduo pode querer saber sobre programação, mas quem trabalha na área tecnológica isso é uma prioridade. Além de ser uma maneira de sair à frente da concorrência, também é uma maneira de facilitar a sua vida diante das máquinas que você usa no trabalho ou em outra atividade.

Conheça agora as cinco linguagens de programação que você precisa aprender para garantir o seu sucesso profissional. Lembrando que todas têm a sua devida importância e escolher uma ou outra vai depender muito de cada pessoa.

O que são linguagens de programação?

O que são linguagens de programação

As linguagens de programação podem ser definidas como um conjunto de códigos binários utilizados para dar instruções para o computador realizar diversas atividades. É saber dar as ordens corretas para o computador executar.

As linguagens de programação são um pouco mais parecidas com as linguagens humanas e, por conta disso, são mais fáceis de lidar. É uma forma mais simples de lidar com a linguagem própria da informática.

Estas linguagens são uma forma de comunicação entre a máquina e o profissional que manipula o equipamento.

5 linguagens de programação importantes para você aprender

mamac-apple-macbook-black-keyboard-blue-light-hd-wallpaper-1920x1200

Existem vários tipos de linguagens de programação, no entanto, listamos neste artigo as 5 mais importantes que todo mundo que trabalha nesta área precisa dominar. Vamos a elas.

  1. Java

É uma das linguagens mais conhecidas, populares e importantes, principalmente com o aumento da influência da internet na vida de todo mundo. É também bastante similar às linguagens mais antigas, facilitando a compreensão de quem já sabia lidar com informações anteriores.

Além disso, o Java é a linguagem base para o desenvolvimento de aplicativos móbile do Android que é a plataforma mais utilizada para este tipo de atividade neste momento pelo qual estamos passando.

  1. Javascript

O Javascript proporciona ao usuário uma experiência melhor de navegação nas páginas da internet. Apesar de parecida com o Java, elas são diferentes.

O Javascript possibilita ainda modificações na estrutura de uma págian HTML ou CCS, por exemplo. Devido à versatilidade, o JS também é muito utilizado para plataformas móbile.

  1. PHP

É uma das linguagens de programação mais populares e exigidas pelo mercado de trabalho. Tem código aberto, ou seja, é de livre distribuição no mundo inteiro. É mais uma linguagem básica que um programador deve saber.

Para dominar o PHP é preciso, antes, saber de HTML. No entanto, o aprendizado é fácil, além desta linguagem ter uma boa performance. Quase todos os sites são feitos a partir do PHP.

  1. C#

Desenvolvida pela Microsoft em 2002, esta linguagem de programação é também um sucesso por conta do seu uso no aprimoramento da comunicação entre as tecnologias da empresa.

É baseada na linguagem C, mais antiga. Portanto, saber sobre as tradicionais linguagens é fundamental para conseguir desenvolver bem as tecnologias mais recentes.

  1. Python

O Python tem várias utilidades. Uma delas é o de suporte básico para a programação. É possível fazer quase tudo com ela, desde o básico ao nível mais avançado de interligação de sistemas.

Quem está começando a trabalhar com linguagens de programação deve conhecer e saber trabalhar com o Python até mesmo para facilitar processos e diminuir o tempo gasto com a operação de serviços.

Aprender a codificar e entender as linguagens de programação é importante não só como uma forma de acúmulo de conhecimento, mas também para abrir o leque de opções de trabalho. É uma forma de se destacar, já que não são todas as pessoas que tem o interesse ou a consciência da importância deste estudo. A boa notícia é que é possível adquirir este conhecimento, até mesmo online e de forma gratuita, com a qualidade esperada e necessária.