Quais as vantagens e desvantagens de codificar em PHP?

php-banner

Está começando a programar e não sabe por onde começar ou qual linguagem escolher diante de tantos tipos? Que tal começar a codificar em PHP? É uma linguagem de programação muito utilizada e conhecida entre os programadores.

O sucesso desta linguagem é tanta que o número de sites desenvolvidos com o PHP aumentou cerca de 2000% em apenas dois anos de uso entre o período de 2002 a 2004.

Neste artigo, você saberá um pouco mais sobre esta linguagem e as vantagens e desvantagens de codificar com PHP.

O que é o PHP?

Php Programming Key Shows Internet Development Language

De forma resumida, o PHP é uma linguagem de programação muito popular e bastante utilizada em diversas situações e por muitas pessoas. Quem está iniciando em programação precisa conhecer e quem sabe escolher codificar em PHP.

Além de ser uma linguagem muito antiga, o PHP possui inúmeras vantagens que fazem com que ele seja escolhido por muitos profissionais. Por outro lado, possui desvantagens que o colocam numa posição menos favorecida do que os demais.

O fato é que, quem está começando a trabalhar com programação ou tem dúvidas sobre codificar em PHP ou não, precisa estar por dentro de todas as suas características para desenvolver e oferecer um bom trabalho a quem procura seus serviços.

Vantagens e desvantagens do PHP?

php-programming

Assim como acontece com toda linguagem de programação, codificar em PHP tem suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem do PHP, de imediato, é a gratuidade do serviço. Saiba um pouco mais sobre este e outros benefícios, além do lado negativo do PHP.

Vantagens de codificar em PHP

  • O PHP é gratuito, portanto, você pode estudar e aprender sem medo. Se, com o tempo, você ficar insatisfeito com ele, pelo menos não irá se arrepender por ter gasto algum dinheiro. E conhecimento sempre é bom.
  • É fácil aprender a codificar em PHP, pois ele possui nomenclaturas conhecidas de outras plataformas já muito conhecidas dos programadores.
  • O PHP funciona em qualquer plataforma, ou seja, ele é muito versátil. Tanto faz se você usa o Linux , Windows ou outra qualquer, o PHP desempenha bem o seu papel.
  • Codificar em PHP não deixa o servidor lento como acontece com algumas linguagens de programação. Apesar de ser potente e rápido, não exige muito do sistema como acontece com outras linguagens.
  • O PHP tem o código aberto, ou seja, nenhuma empresa precisa se preocupar em deixar seu negócio nas mãos de outra empresa dona de uma linguagem de programação. A não ser que ela confie cegamente nesta outra empresa.
  • O PHP se conecta com facilidade a diversos sistemas de banco de dados como o Sybase, MySQL, MS-SQL, Oracle e outros.

Desvantagens de codificar em PHP

  • A linguagem PHP enfrenta a falta de padronização entre as suas versões. Nem todos os comandos funcionam da mesma forma.
  • O PHP também sofre uma leve desvantagem em relação aos aplicativos que são melhores em outras linguagens como o Java, por exemplo.
  • Em relação ao suporte a datas, o PHP também sai em desvantagem em relação, por exemplo, ao ASP.
  • A falta de documentação para comprovar ou complementar alguns recursos não chega a ser um problema para usuários avançados, mas para quem está começando sim.

Apesar das desvantagens, codificar em PHP continua sendo uma boa escolha. Afinal, o PHP está sempre em busca de aprimoramento, desenvolvendo novas e eficientes ferramentas que facilitam a vida do usuário. E mesmo apesar disso, o desempenho e sucesso deste tipo de linguagem ressaltam a grande eficiência de uma linguagem totalmente gratuita e que foi desenvolvida sem muitas pretensões, mas que acabou conquistando muitos adeptos.